José Claudio Pereira
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Eonara do Carmo Cesa Paim
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O avanço da nova classe média
Segundo os autores do livro, esse é o principal sinal de que a classe C deixa de ser baixa e começa a ser médi
Nos últimos cinco anos, o poder de consumo da nova classe média brasileira (classe C), responsável por 46% da renda nacional, tem crescido cerca de 9% ao ano. Para este grupo de pessoas, o financiamento de bens duráveis como automóveis, eletrodomésticos, viagens e até da casa própria, é uma alternativa que possibilita o mesmo conforto percebido pela classe A, mas com um grau de endividamento semelhante ao das classes D e E.
De acordo com o livro "A classe média brasileira", lançado ontem pelos cientistas políticos Amaury de Souza e Bolívar Lamounier com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), esse grupo da população corresponde hoje a 98 milhões de pessoas. No estudo, foram avaliadas famílias com rendas mensais entre R$ 1.115 e R$ 4.807.
E elas não medem esforços para consumir. No caso dos televisores, por exemplo, a adesão é próxima de 100% em todas as classes sociais. Já bens como geladeira, rádio, aparelho de DVD e lavadora estão presentes de forma semelhante nos dois estratos sociais, enquanto as classes menos abastadas (D e E) permanecem sem condições de comprar tais mercadorias.
Planos – Nos próximos 12 meses, 53% dos entrevistados pretendem adquirir eletrodomésticos e 51% irão investir em móveis novos. Outros gastos prioritários são com plano de saúde (40%), filhos em escolas privadas (30%) e investimentos em poupança (32%).
Segundo os autores do livro, esse é o principal sinal de que a classe C deixa de ser baixa e começa a ser média. "As pessoas desse grupo estão copiando o consumo da alta renda e isso só é possível graças ao crédito. A nova classe vem se formando desde o início do Plano Real, que acabou de vez com a inflação. Naquela época, só era possível comprar automóveis à vista, coisa que hoje, se consegue em até 60 prestações ", diz Amaury de Souza.
Na análise da ascensão da classe C, a dúvida central é a da sustentabilidade. Até que ponto o público da nova classe média vai continuar consumindo? Ao avaliar o endividamento por renda, o cientista político percebeu um retrato preocupante, diferente ao das compras: no quesito inadimplência, a classe C se afastou da A/B e se aproximou da D.
Do total, 34% dos entrevistados da nova classe média disseram que precisaram se endividar para cobrir gastos nos últimos 12 meses, enquanto a classe média baixa totalizou 35%. Entre os de maior renda, o número cai para 21%. Já 46% do grupo pertencente à classe C teve dificuldade de pagar compras a crédito. Na classe D, o valor foi de 50% e na A/B, de 19%.
Segundo o cientista político Bolívar Lamounier, outra questão diz respeito ao empreendedorismo, que esbarra em obstáculos reais, principalmente no caso da classe C. "Muitas vezes, por falta de opção, essas pessoas acabam abrindo um negócio informal. A dificuldade de conseguir o crédito necessário e as exigências burocráticas excessivas impossibilitam o crescimento da empresa e, consequentemente, da renda".
Assim, as oscilações da renda familiar geradas por atividades próprias e pouco estáveis sinalizam dificuldades para a manutenção do consumo desejado. As famílias situadas nesse patamar andam lado a lado com um risco de inadimplência constante.
O maior medo do público da nova classe média é perder o padrão de vida que tem hoje (50%); ficar sem trabalho, perder o emprego ou ter de fechar o negócio (48%) e não ter dinheiro o suficiente para se aposentar (47%).
"No entanto, essa fatia da população continua ávida por atingir o nível de conforto que a classe alta tem. Para alcançar o mercado de trabalho que paga mais, a classe C está buscando cursos técnicos. E, aos poucos, está conseguindo melhorar. Hoje, já corresponde a 35% de toda a população brasileira", diz Lamounier.