José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
E você gestor criou valor hoje?
Criando valor estaremos aumentando a competitividade da empresa no mercado
Criando valor estaremos aumentando a competitividade da empresa no mercado, garantindo sua continuidade e , dando condições para que ela continue crescendo.
E como criamos valor na empresa? A essência da gestão é o processo de tomada de decisões e portanto , criamos valor na medida em que tomamos decisões acertadas que maximizem a função objetivo, ou seja criar valor. Decisões com qualidade de forma simplificada, envolvem informação de qualidade, investigação cuidadosa, cenários e alternativas abrangentes, uma função objetivo bem elaborada, boa execução e controle. Fácil não é? ... Não! Você sabe que não é fácil, mas vamos nos restringir nesse artigo a discussão de quais DECISÕES VOCÊ TEM QUE TORMAR PARA CRIAR VALOR E CUMPRIR SUA MISSÃO COMO GESTOR.
Do que se trata?
Criar valor é o objetivo de qualquer decisão de investimento, empresarial ou pessoal, e tem como questão central investir dinheiro ( caixa )hoje em troca de mais dinheiro ( caixa) no futuro). No âmbito da empresa existem três tipos de decisões envolvidas na criação de valor:
Decisões de Financiamento;
Decisões de Investimento
Decisões Operacionais
O primeiro componente na criação de valor diz respeito ás decisões de Financiamento que tratam da origem dos recursos a serem aplicados na empresa e em seus projetos. A Empresa deve trabalhar só com recursos do acionista fundador ? De outros acionistas ? Deve buscar recursos de terceiros (Bancos, outros credores), com que prazo, a que custo?
O segundo componente na criação de valor diz respeito ás decisões de investimento e diz respeito as escolhas e desembolsos efetivos em projetos , pessoas, máquinas, tecnologia e serviços, de forma a viabilizar produtos e serviços desejados pelo mercado que uma vez consumidos pelo mercado proporcionem entradas de caixa (retornos) maiores que aqueles desembolsados para planejar, executar, vender, cobrar, controlar os projetos, produtos e serviços. Além dos desembolsos efetivos em dinheiro, o não desembolso, ou a postergação do acesso ao dinheiro representa o custo de oportunidade que o acionista e os credores deixam de ter no presente em troca de mais dinheiro no futuro.
O terceiro conjunto de decisões que criam valor, diz respeito ás decisões operacionais e que serão objeto de discussão nesse artigo, pois você gestor com certeza e independentemente da área em que atua na sua empresa, é o decisor ou no mínimo um influenciador nesse processo decisório. Sua empresa deve vender produtos ou prestar serviços desejados pelo mercado, com uma relação de custo-benefício maior para seu cliente em relação aos concorrentes e aos produtos/serviços substitutos. A Quantidade de produtos /serviços multiplicado pela quantidade vai gerar o faturamento ou a receita de vendas e quanto maior o crescimento nas vendas/faturamento melhor, pois sua empresa estará conseguindo mais clientes dispostos a desembolsar um valor em detrimento de produtos da concorrência e ou de alternativas de consumo e até de não-consumo.
Vender muito é com certeza necessário , porém é insuficiente quando se quer gerar valor. A geração de valor, requer que suas Receitas (Preço unitário de seu produto vezes a quantidade vendida) seja maior que seus custos variáveis ( matéria-prima, mão-de-obra, energia) e que cubram suas despesas fixas (Salários da equipe de vendas, Marketing, Finanças, despesas de promoção, aluguel, etc). Ao resultado da equação RECEITA (-) CUSTOS VARIÀVEIS (-) DESPESAS, chamamos de Margem Operacional, e quanto maior a margem melhor.A margem (normalmente expressa como um percentual das vendas) é um indicador bastante representativo do valor que a empresa cria ao transformar matéria-prima e outros recursos em produtos desejados pelo mercado.
Só isso então? Criar Valor via decisões operacionais envolve crescer as vendas e aumentar a margem operacional ? Não...
Como diria Benjamim Franklin.... “Nada é mais certo nesse mundo que a morte e os impostos”
Pois é, sobre o lucro que obtivermos temos que pagar os impostos e estes tem que ser reduzidos ao máximo, para que maximizemos o valor do acionista. Essa redução , de forma alguma significa não pagar impostos ou pagar menos que o devido. Significa pagar o menor valor possível dentro da lei, ou de outra forma não pagar em excesso. Afinal precisamos da contrapartida que nossos impostos nos propiciam em termos de segurança, infra-estrutura, educação e saúde.
Pronto caro gestor, para concluir e resumir:
Criar Valor para o acionista é sua missão como gestor;
No final, a Criação de Valor se dá através de um fluxo de caixa de entrada maior que o de saída;
Para viabilizar esse fluxo de caixa, não se iluda.... Boa estratégia, execução, bons produtos ou serviços, melhores que a concorrência e eventuais produtos sucedâneos são pré-requisitos;
No seu dia a dia, você tem que tomar decisões que busquem:
-Crescer suas vendas ( Novos Produtos, Novos Mercados, Novos Usos, Novos canais, Promoções, modificações de Produto, Preço, Distribuição, etc)
, -Aumentar sua margem operacional ( Pesquisa e Desenvolvimento, Novos materiais, maior produtividade, renegociação com fornecedores, orçamento-base-zero, reestruturação
e reduzir ( dentro da lei) seus impostos.
Se ao final do dia, depois de alguns cafezinhos e aquela surfada na net, ao levantar seu “Balanço” você não tiver tomado decisões nessas três áreas, você não terá criado valor e ficará devendo para o dia seguinte.