Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

5 princípios da empresas inovadoras

Princípios básicos das empresas que desenvolveram o que poderia ser chamado de uma estratégia de inovação.

1. A inovação deve ser abordada como uma disciplina. Os gestores devem ensinar as pessoas a pensarem sobre as suas idéias e informá-las quais os que estão em alinhamento com os objetivos de negócio. Mostrar às pessoas como ser campeão e desenvolver as habilidades de vender suas idéias através de treinamento e incentivo.


2. Inovação deve ser abordada de forma abrangente. Não deixe que ela se limite a um departamento ou um grupo de elite de "performers", todo mundo vai ter que estar envolvidos neste processo através de atitudes. Em vez disso, a inovação deve abranger novos produtos, serviços, processos, estratégias, modelos de negócios, canais de distribuição e mercados. Trabalhe com seu departamento de RH para garantir que o desempenho da inovação é parte de cada descrição de trabalho e avaliação de cada gerente.


3. A inovação deve incluir uma pesquisa organizada, sistemática e contínua de novas oportunidades. Você deve promover uma compreensão mais profunda das mudanças sociais, demográficas e tecnológicas em uma busca contínua de possibilidades futuras. A Shell na divisão de produtos químicos em Houston tem um grupo de observadores de tendências que se espalham pelo mundo à procura de novas tecnologias. Como é que você e sua organização fazem ou buscam seu futuro?


4. A inovação deve envolver todos na organização. Empresas que investem na construção de uma capacidade de inovação, proporcionando sistemas para captura de idéias. Na EDS e Bristol-Meyers-Squibb, seu sistema alimenta boas idéias dos colaboradores do campo ou independentemente do local onde o trabalhador está fisicamente localizado eles alimentam idéias (absurdas ou não) em um sistema que permite aos dirigentes avaliá-las e colocá-las em prática para o desenvolvimento da organização. .


5. A inovação deve ser centrada no cliente. Você não pode sempre contar com os clientes atuais a dizer-lhe como investir no futuro. Mas muitas organizações têm um problema oposto: eles raramente ouvem a "voz do cliente". Empresas de vanguarda da Inovação está a ouvir em muitas maneiras novas e não convencionais.


Ao pensar nessas questões aparentemente distintas, estas empresas desenvolveram o que poderia ser chamado de uma estratégia de inovação. Incentivar os colaboradores a geração de novas idéias é proporcionar vantagens competitivas neste mercado tão acirrado.