José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
Inadimplência do consumidor deve aumentar no primeiro semestre de 2011
A inadimplência dos consumidores pode começar a apresentar elevações logo no primeiro semestre do próximo ano.
A inadimplência dos consumidores pode começar a apresentar elevações logo no primeiro semestre do próximo ano.
A previsão deve-se ao aumento, em outubro, de 0,8% no Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta quarta-feira (15).
Mesmo com a elevação do indicador, a perspectiva de inadimplência do consumidor para os próximos seis meses manteve-se abaixo dos 100 pontos (92,8 pontos) – patamar inferior ao padrão histórico do brasileiro.
Fim de ano
Na avaliação dos analistas da Serasa, as recentes medidas de aperto das condições de crédito anunciadas pelo Banco Central e as perspectivas de um novo ciclo de elevação da taxa básica de juro (taxa Selic) a partir de 2011 deverão dificultar o equilíbrio orçamentário dos consumidores, agora mais endividados.
Os pagamentos relativos às compras de Natal, às despesas com as viagens de férias, aos compromissos fiscais (IPVA e IPTU) e à aquisição de material escolar costumam concentrar-se ao final do primeiro trimestre, explicam os economistas da Serasa Experian.
Para os técnicos, esses fatores quase sempre provocam repiques na inadimplência dos consumidores nessa época, especialmente daqueles que não se programaram adequadamente para fazer frente a tais compromissos.
Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência dos Consumidores avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.