Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

Valorização profissional no mercado de trabalho

Cresce atualmente na Europa e começa a ser implantado no Brasil uma perspectiva mais abrangente de valorização profissional: o reconhecimento do colaborador

Autor: Flávia HerdeiroFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Acredito que essa crescente preocupação em entender o que realmente motiva as pessoas, que vem sendo aplicada pelas empresas para atender os anseios de seus funcionários, está moldando os ambientes de trabalhado em locais mais colaborativos. 

Essa valorização do profissional começa a ser alinhada com o chamado “B Side” ou lado pessoal. As empresas tendem a olhar as pessoas como indivíduos e numa perspectiva mais ampla, ou seja, além do perfil profissional.

Atendendo ao lado pessoal junto com o profissional, buscarão aumentar o envolvimento e o comprometimento das pessoas e, consequentemente, a otimização de trabalho nas organizações. O reconhecimento do colaborador na corporação terá como resultado o sucesso tanto em sua vida pessoal quanto na profissional.

O salário é um artefato importante dentre as opções disponíveis de valorização. Ele dá um recado claro e imediato de que a empresa enxerga o valor daquele profissional e, portanto, está disposta a pagar mais por ele. Porém, toda a valorização tem como objetivo maior a motivação e o aumento do comprometimento e, neste caso, o salário é eficaz, porém deve ser acompanhado por outras medidas que tragam satisfação em longo prazo.

Um exemplo desse tipo de reconhecimento é o programa “Destaque do Mês”, recentemente implementado pelo GRUPO GR. O objetivo é reconhecer aqueles funcionários a partir da valorização de seus esforços, pois realmente mantêm a qualidade constante da empresa.

No programa, qualquer funcionário pode ser indicado pelo seu supervisor, desde que atenda aos critérios de pontualidade, assiduidade, comprometimento, iniciativa ou bom desempenho nas funções. 

Como forma de reconhecimento, ele recebe desde bottoms para usar na lapela, que o diferenciará diante de todos, até cursos de especialização patrocinados pela empresa.

Outra novidade desenvolvida pelo Grupo GR é a sessão “Histórias de Sucesso”, do portal da empresa. Neste quadro são contadas historias de funcionários que ingressaram há muito tempo na organização; pessoas que fizeram a diferença todos esses anos. Têm histórias de colaboradores que começaram nas primeiras funções da empresa e receberam promoções ou que abraçaram projetos e, por isso, merecem ser contadas para todos.

“Você é o Talento” é a forma que a empresa encontra de valorizar o ser humano. Nesta área contamos para todos os colegas de trabalho quem tem talentos, que não revelados durante as atividades profissionais. Temos pianistas, maestro, cantores, instrumentistas (cavaquinho), compositores, dentre outros.

Paralelamente à motivação do profissional, o Grupo GR investe em atividades que possam garantir a satisfação e o reconhecimento do indivíduo dentro e fora da corporação.