José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
Coaching para Excelência
Entenda como o treinamento pode ajudar no sucesso de carreiras e pessoas
Você sabia que atualmente existem mais de 600 tipos de talentos entre as pessoas? E que, a partir deles, podemos dizer que já existem mais de 2 mil profissões sendo executas nesse momento, enquanto você lê esse texto? Esses dados são fruto dos estudos sobre coaching realizados por especialistas de todo o mundo. E eles garantem que todas as pessoas, independente de sexo, idade ou classe social, são potencialmente capazes para realizar tarefas com sucesso. Para facilitar o caminho de descoberta entre pessoas e as atividades às quais elas são mais propensas, o uso do coaching é recomendado.
O termo inglês coaching significa treino. Como treinamento pessoal e corporativo, a terminologia surgiu na década de 70, mas só se popularizou há alguns anos. No Brasil, o mercado de treinamentos corporativos vê no coaching um forte aliado e as pessoas têm buscado nele a orientação que faltava para o sucesso pessoal.
Entenda o que é coaching
Coaching é um processo de desenvolvimento – que pode ser pessoal ou profissional - através do autoconhecimento, pautado pelo questionamento e alinhamento de ideias. A premissa dos treinamentos é a maximização dos pontos fortes de forma simultânea à neutralização das fraquezas.
Para muitas pessoas o termo ainda pode parecer confuso e até mesmo inacessível. O especialista em coaching e diretor técnico da Provider Treinamentos Corporativos, Sandro Pereira, esclarece alguns mitos relacionados sobre a técnica: “Por se tratar de uma técnica ainda recente no país, muitos acreditam que coaching seja terapia. Na realidade, é um treinamento realizado através de metodologias e técnicas de aperfeiçoamento, que podem ser proveitosas tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.”
Antes de iniciar o trabalho, o coach (quem ministra o treinamento) costuma conversar com o cochee (quem recebe o treinamento) para avaliar quais são as suas necessidades e expectativas podendo, assim, traçar um plano de metas específico. “Nosso trabalho prioriza o potencial inato de cada um. É o próprio coachee quem sinaliza para qual caminho devemos seguir. Aos poucos, ele próprio se descobre em algumas habilidades, que podem mudar seus rumos profissionais e até mesmo a forma como se relaciona com as pessoas”, completa o especialista, que ressalta ainda que disciplina e dedicação são fundamentais para que os resultados do treinamento se tornem eficazes.
Para quem deseja se beneficiar com os recursos do coaching Sandro Pereira ministra a palestra gratuita e o curso de aprofundamento Coaching para Excelência.