José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
Empresas também vão ao divã?
O trabalho de uma consultoria ou consultor, hoje, vai muito além do apoio estratégico e operacional
No mundo empresarial, se engana quem acredita que as empresas não possuem dúvidas, dificuldades e não carecem, nunca, de uma orientação referente ao mercado que atuam. Mesmo sem existir regras ou momentos pré-determinados, as organizações, de diferentes portes e segmentos de atuação, sempre buscam aprimorar métodos, técnicas, produtos e serviços para ganharem cada vez mais mercados.
Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e franquias, comenta que “é comum vermos empresários de diferentes áreas buscarem orientações, conselhos e suporte em novos projetos, lançamento de produtos e serviços. Todas essas questões ajudam o empreendedor a evitar riscos desnecessários”.
O trabalho de uma consultoria ou consultor, hoje, vai muito além do apoio estratégico e operacional. “Para se destacar, é preciso entrar no negócio do cliente a fundo, conhecer cada detalhe. Além disso, ter noções de marketing e gestão, dois fatores fundamentais que, quase sempre, estão ligados ao sucesso da organização, também é vital”, ressalta Gigliotti.
Redesenhar processos e gerir mudanças são os segredos para potencializar ações e aprimorar métodos, tanto de produção quanto de resultados. Gigliotti ressalta que “quando se contrata uma empresa para buscar conhecimento e orientação, espera-se, no mínimo, que ela contribua para o desenvolvimento da organização no médio e longo prazo também, e, para evitar riscos, vale se atentar às fórmulas e métodos que essa organização utiliza”.