José Claudio Pereira
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Eonara do Carmo Cesa Paim
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Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
Segundo um levantamento da Serasa, em média, cada inadimplente carrega quatro dívidas não honradas e 60% dos inadimplentes têm dívidas acima de 100% de sua renda.
A inadimplência dos consumidores cresceu 19,1% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (11), na comparação anual, entre junho deste ano e o mesmo mês de 2011, houve crescimento de 15,4%. Já na comparação mensal, junho contra maio deste ano, o índice teve queda de 0,5%.
Para os economistas das Serasa Experian, a renda do consumidor está comprometida, principalmente com dívidas caras (cheque especial e rotativo do cartão de crédito) e de alto valor (veículos e imobiliárias), o que leva a um descontrole no gerenciamento da situação.
Segundo um levantamento da Serasa, em média, cada inadimplente carrega quatro dívidas não honradas e 60% dos inadimplentes têm dívidas acima de 100% de sua renda.
Ainda de acordo com os economistas, é importante destacar que o patamar da inadimplência poderia ser superior, mas a evolução da renda e o desemprego baixo estão atenuando este cenário.
Decomposição
A inadimplência com os bancos puxou a alta do índice com variação de 8,8% e contribuição de 22,1%, enquanto as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) apontaram crescimento de 21,6%.
A inadimplência com títulos protestados cresceu 6,3%, já os os cheques sem fundos contribuíram para que o indicador de inadimplência do consumidor não subisse ainda mais, com queda de 5,9%.