José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
Mais de 70% dos consumidores são leais ao banco em que recebem seu salário
Pesquisa mostra que 52% dos clientes permanecem leais a um mesmo banco por pelo menos dez anos
Mesmo com a possibilidade da portabilidade, 74% dos clientes mantêm a conta corrente no mesmo banco em que recebe o salário ou pensão.
Segundo pesquisa da Proteste – Associação de Consumidores, 52% dos clientes permanecem leais a um mesmo banco por pelo menos dez anos. Ainda 27% dos 5.095 participantes da pesquisa disseram que mantém a conta em um mesmo banco por menos de cinco anos e 21% permanecem clientes do mesmo banco entre cinco e nove anos.
Carteira de clientes
O Banco do Brasil foi instituição mais citada pelos entrevistados, onde 37% disseram ter conta no banco. Em seguida aparece o Itaú Unibanco, com 18,8%, Bradesco, com 17,5%, Santander, com 11%, Caixa Econômica Federal, com 9,8%, HSBC, com 2,3% e Banco do Estado do Rio Grande do Sul, com 1,4%.
Com relação as taxas de manutenção de conta, 39% dos entrevistados não sabiam informar quanto pagam pela sua conta corrente.
Dentre os que sabiam informar, o valor médio pago por mês é de R$ 54,93.
Satisfação dos clientes
Dentre os quesitos mais reclamados, o Santander e o Bradesco possuem destaque negativo, com relação a informações sobre preços e taxas, custo de manutenção, taxas para transferências e assistência ao cliente. Por outro lado, o Banrisul se destacou positivamente em todos eles.
Entre os aspectos positivos como facilidade em obter informações do status da conta, realização de transações, execução correta das transações e internet banking, no geral, nenhum banco atingiu notas altas. No entanto, Banrisul e Itaú/Unibanco se destacam, em relação aos outros bancos.