Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

Liderança, um tema antigo ou atual?

O ano de 2013 será repleto de discussões, plenários, textos, livros e treinamentos sobre o tema que muito se fala e pouco se conhecem: Liderança !!!

Autor: Reinaldo OliveiraFonte: Administradores.comTags: empresariais

A todos os nossos amigos leitores, um Felliz 2013, com sucesso, saúde e realizações ... além disso, não podemos esquecer de desejar que tenhamos um ano onde os 5.655 prefeitos que assumiram seus mandatos para administrar nossas cidades por quatro anos, tenham discernimento e saibam gerenciar de fato os recursos dos municípios.

Mas não vamos escrever sobre política, embora seja um tema extremamente necessário, fundamental para nossas vidas, dedicaremos aqui nestas linhas, refletir sobre um tema que nós julgamos será o grande assunto do ano de 2013: Liderança. E sabe porque? Vamos tentar explanar melhor nas próximas linhas.

O ano de 2013 será repleto de discussões, plenários, textos, livros e treinamentos sobre o tema que muito se fala e pouco se conhecem: Liderança !!! Primeiramente não podemos esquecer que o Líder é a pessoa responsável por 70% do que acontece na organização em que o mesmo atua, que as suas decisões, comportamentos e atos, afetam o dia a dia da empresa, do condomínio, do sindicato, do partido político, do clube, enfim, da organização em que ele está ligado, conduzindo as pessoas e tomando decisões.

Temos nos deparado com situações onde o Líder procura estabelecer um posicionamento democrático, porém comete sérios erros que comprometem os resultados da organização, afeta diretamente as pessoas e torna a sua gestão desequilibrada, não porque ele tem má intensão sobre o que se deseja estabelecer, mas sim porque desconhece metodologias e técnicas simples, que do ponto de vista da gestão de pessoas poderiam ser aplicados, de forma que a condução dos trabalhos e a tomada de decisão, pudesse favorecer a dinâmica de entrosamento do grupo de trabalho, sem afetar o relacionamento.

Entendemos que o dia a dia de um Líder é formado por muitas decisões, não haverá no nosso entendimento uma assertividade em 100% das vezes, pois somos humanos e as falhas fazem parte do nosso cotidiano, inclusive nos faz aprender. Feliz aquele profissional que comete um erro, avalia com calma o que ocorreu e aprende para não voltar a cometê-lo. Este processo de aprendizado é bem possível, praticado por muitos, mas merece todo cuidado, pois no ambiente de negócios, nem sempre temos todo o tempo necessário e uma segunda chance, sobretudo quando o concorrente acertou de primeira.

Invariavelmente são recorrentes os casos onde as empresas fabricam sistemas burocráticos demais sob responsabilidade do líder, gerando processos decisórios lentos demais, travando a competitividade do setor ou da empresa e depois se queixam do mercado, este aprendizado é válido, pois um ano após o outro, nas reuniões de final de ano e de planejamento estratégico muitos destes processos são avaliados e a empresa deseja seguir por outro caminho, se der tempo, tudo bem, mas o problema é quando não há empo hábil para que isso ocorra, empresas de tecnologia, de varejo ou outras que sofrem forte ameaça da concorrência, podem não ter uma segunda chance e vai ser fatal.

A importância do Líder, em um mercado que se molda cada vez mais competitivo e que demonstra pelos números e fatos que falta mão de obra qualificada para conduzir pessoas e processos, nos faz acreditar que a preparação destes profissionais é fator fundamental. São inúmeras as possibilidades que temos para nos preparar. Programas de Coaching atualmente são empregados com finalidade de buscar o que há de melhor na preparação destes profissionais que recém assumiram cargos de liderança ou pretendem se destacar em meio aos colegas e passam a conduzir pessoas e processos, o que não é nada fácil.

Um Coaching deve estar muito bem preparado para assumir o desafio de cuidar da formação de um Líder, que trará para o seu conhecimento os fatos do dia a dia e os desafios enfrentados com as pessoas, na organização, entre outros. Um programa que envolve teoria e prática alinhadas sistematicamente é fundamental neste processo.

A literatura é vasta, muito podemos encontrar sobre o tema Liderança. A qualidade do que se publica é excelente, não devemos deixar de ler tudo o que estiver ao nosso alcance, nos fará conhecer o que experientes Líderes estão comentando sobre o assunto, o filtro do que é bom e ruim, caberá a cada um de nós, porém segue uma sugestão, avalie com o seu Coaching, estabeleça um programa que tenha fronteiras entre prática / teoria e torne esta atividade um fator importante na definição dos critérios do conhecimento adquirido, em outras palavras, você não tomará sozinho uma decisão, mas sim estará pautada em um processo.

O que se fala sobre Treinamento para Liderança é ainda mais vasto e requer uma reflexão mais pontual, basta você parar para pensar que ainda existem pessoas que consideram que o Líder nasce pronto e que não existe possibilidade da formação. Evidentemente que respeitamos quem pensa desta forma, mas, ainda bem que isso já está provado não é verdade, pois se fosse assim, as empresas estariam dificuldades ainda maiores para escolher quem conduzirá um processo, um projeto ou um determinado grupo dentro da organização.

Não temos paciência, pois somos imediatistas por característica – nem todo mundo é claro – mas para aqueles que gostariam de passar da noite para o dia, a conduzir de forma clara e objetiva o seu grupo extraindo o melhor de cada membro, tomar decisões conjuntas sem afetar a individualidade, buscar alternativas e avaliar 360° toda e qualquer decisão a ser tomada rumo ao melhor para a organização, tenha calma, você chegará com absoluta certeza a este patamar, mas caberá a você decidir, que caminho você quer seguir e demandará preparo, com base nas mais variadas fontes que existem à disposição.

Pense nisso e tenha um excelente 2013, seja você um dos 5.655 Líderes que conduzirá um município por quatro anos, ou aquele que organiza um evento, que promove o crescimento de uma equipe de trabalho na sua empresa, ou um projeto, enfim, estabeleça critérios e esteja preparado para ser um Líder !!! Você será beneficiado com isso!!!