José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
Dívidas com bancos e cheques sem fundos foram os principais responsáveis pelo recuo, revela Serasa Experian
A inadimplência dos consumidores terminou o mês de fevereiro com queda de 3,4%, na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta terça-feira (12), este é o quarto recuo mensal consecutivo do indicador.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o recuo da inadimplência no segundo mês do ano reflete a permanência do desemprego em patamar historicamente baixo, a renda crescente, os juros mais baixos e a intensificação das negociações de dívidas.
Na relação anual – fevereiro deste ano contra o mesmo mês do ano anterior –, a inadimplência do consumidor registrou crescimento de 10,1%.
Decomposição
Todas as modalidades de inadimplência apresentaram queda em fevereiro de 2013, com destaque para as dívidas com os bancos, que recuaram 2,8% e contribuíram com -1,2 ponto percentual para o resultado geral do mês; e para os cheques sem fundos, que apresentaram queda de 16,2% e contribuição de 1,3 ponto percentual.
No que diz respeito ao valor médio das dívidas, na comparação anual, este demonstrou recuo somente nas dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral, prestadores de serviços como telefonia, energia elétrica, água, entre outros), que diminuiu 19,3% em um ano, passando de R$ 474,57 no primeiro bimestre de 2012, para R$ 382,77 no primeiro bimestre deste ano.