José Claudio Pereira
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Eonara do Carmo Cesa Paim
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3 dicas para melhorar a colaboração entre equipes
Aqui estão três maneiras de melhorar a colaboração das equipes no local de trabalho, que segue em constante evolução
Quando fundei a Netskope há nove anos, decidi que por maior que a empresa se tornasse, eu queria que fosse um lugar onde as pessoas adorassem trabalhar. Hoje, as empresas são encarregadas de manter um ambiente de trabalho que seja responsável pela saúde e segurança dos funcionários, mas também encoraje a colaboração que impulsiona os negócios.
Aqui estão três maneiras de melhorar a colaboração das equipes no local de trabalho, que segue em constante evolução.
Abrace a empatia como um valor máximo da empresa
Muitas empresas falam de empatia, mas nem sempre a colocam em prática. A atuação remota gerou um mix inédito de trabalho e vida pessoal, e é responsabilidade do chefe executivo certificar-se que a empresa faça o necessário para que os funcionários gerenciem adequadamente seus respectivos desafios.
Dito isto, não é suficiente apenas criar espaços para lazer e investir em uma decoração criativa no escritório. Agora, mais do que nunca, a empatia deve ser exibida por meio de visibilidade e acessibilidade da equipe de liderança. Uma das minhas prioridades é receber semanalmente chamadas de Zoom para um diálogo aberto com funcionários do mundo inteiro, sobre qualquer assunto que queiram falar. Conversamos sobre tudo, o crescimento da empresa, nossas próprias histórias, carreiras e famílias, o que gostamos de fazer com nossos animais de estimação ou crianças, até como a empresa pode ajudar a resolver alguns gastos elevados com questões de saúde, por exemplo.
Considerar como a transformação digital mudou a dinâmica funcional da equipe
Enquanto a pandemia acelerou significativamente os esforços de transformação digital para as empresas, as relações “combativas” e “disfuncionais” entre algumas equipes estão afetando projetos de transformação digital no valor estimado de US$ 6,8 trilhões até 2023. Entretanto, as tensões entre as equipes de segurança e de redes como parte da organização de TI são apenas um exemplo.
No ambiente atual, as empresas têm a oportunidade de impulsionar uma colaboração mais efetiva entre todas as equipes. É preciso aproveitar essa oportunidade e alinhar-se às metas, priorizando uma lista restrita de métricas empresariais que transcendam os silos tradicionais dos profissionais. Há muito a aprender, por exemplo, com práticas ágeis, que ajudam a superar atritos entre equipes em empresas grandes e em silos.
A responsabilidade dos líderes
Os CEOs podem fazer bons movimentos para construir uma cultura corporativa colaborativa. Mas, para obter sucesso nessa missão, precisam garantir que as equipes de liderança e administração sigam o exemplo. O chefe executivo deve certificar continuamente que práticas saudáveis e produtivas estão fluindo em toda a empresa. O ambiente atual exige que os líderes vão além do típico papel de estabelecer a cultura abrangente de uma organização, e precisam apoiar os funcionários com alto nível de atenção e intenção. Isto é fundamental à medida que as equipes se tornam ainda mais distribuídas. O CEO precisa verificar regularmente com os membros da equipe sobre seus projetos e aprender como um parceiro. As equipes também precisam ter certeza de que podem receber feedback de profissionais de todos os níveis da companhia.
Nos primeiros dias da pandemia, muitas empresas reconheceram o impacto potencial na saúde mental dos funcionários com várias iniciativas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Este trabalho precisa continuar, afinal, o nosso novo normal aponta para uma realidade híbrida. A criação de uma cultura que priorize a empatia, a responsabilidade e a transformação digital devem ser as prioridades para qualquer empresa fomentar a colaboração.