Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

64% dos brasileiros não sabem os benefícios do seguro de vida

Muitas pessoas ainda acreditam que o seguro de vida é apenas para cobrir despesas em caso de morte

Uma pesquisa recente realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostrou que, embora 96% das pessoas declararem já ter ouvido falar sobre seguros de pessoas, 64% não sabem apontar os benefícios do produto.

De acordo com os dados levantados, muitas pessoas ainda associam o seguro de vida apenas à cobertura em caso de morte. No entanto, é importante destacar que esse tipo de seguro pode oferecer muitos outros benefícios, como assistência médica, auxílio em casos de invalidez, cobertura para despesas funerárias, e uma série de outras vantagens adicionais.

Alberto Junior, CEO do Grupo Life Brasil, aponta sobre a falta de informação e conscientização, e a importância desse tipo de proteção financeira.

“É importante buscar informações e orientação de especialistas em seguros e finanças para escolher o produto mais adequado. Entender que o seguro de vida não é apenas uma proteção, é o melhor formato de investimento financeiro, uma forma de cuidar da sua saúde financeira e da sua família em momentos de imprevisibilidade e incerteza.”, explica Alberto.

Além disso, muitos não sabem que os valores pagos pelo seguro de vida podem ser usados como uma reserva financeira, que pode ajudar a complementar a renda em momentos de dificuldade ou até mesmo ser uma fonte de recursos para a realização de projetos futuros. O seguro de vida pode ser também uma alternativa para aposentadoria, garantindo uma renda vitalícia para o segurado e seus dependentes.

“É fundamental que as pessoas entendam que o seguro de vida pode oferecer muitos benefícios e que há opções de produtos com valores acessíveis e que atendem às necessidades de cada pessoa.”, diz Alberto.

Comparativamente, é interessante notar a receptividade dos brasileiros ao seguro de carro, cerca de 70% dos proprietários de veículos possuem algum tipo de cobertura para seus automóveis. Enquanto, apenas 7% dos brasileiros possuem seguro de vida com base em seus reais interesses e não os famosos `seguros embutidos`.

O seguro de carro é importante para proteger um bem material, o seguro de vida é fundamental para proteger as pessoas que dependem de você financeiramente.

Esse comportamento pode ser explicado pela cultura de valorização do patrimônio material, em detrimento da preocupação com a proteção financeira da família em caso de falecimento do provedor.

Países como Estados Unidos, Japão e alguns países europeus, como França, Reino Unido e Alemanha, possuem uma cultura mais consolidada em relação ao seguro de vida, com uma ampla oferta de produtos e uma maior conscientização sobre a importância da proteção financeira.

No Brasil, caminhamos para essa conscientização que vem ligada à educação financeira. É fundamental que as pessoas considerem a contratação de um seguro de vida como uma parte importante do seu planejamento financeiro e familiar.