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MEIs têm preferência por contas em bancos digitais

Entre as microempresas, esse índice cai para 50%, e entre as pequenas é de 43%.

Levantamento do Sebrae identificou que 60% dos microempreendedores individuais (MEI) têm contas em bancos digitais. É esse público que mais busca esse tipo de relacionamento bancário. O dado consta na segunda edição da pesquisa Hábitos de Uso de Produtos Financeiros, realizada pelo Sebrae para medir os hábitos bancários de empreendedores como pessoas físicas. Entre as microempresas, esse índice cai para 50%, e entre as pequenas é de 43%.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, essa escolha pode ser explicada também ao uso cada vez menor das estruturas físicas dos bancos. “As contas digitais são menos burocráticas e geralmente oferecem custo menor para os empreendedores. Isso também explica que quanto menor o negócio, maior a adesão a esse tipo de produto bancário, talvez por isso essa modalidade esteja crescendo”, observa.

A pesquisa revela ainda que atendimentos bancários como caixa eletrônico, caixa do banco e correspondente bancário são utilizados de forma muito esporádica, ou seja, a maioria utiliza tais serviços raramente. Os jovens são os que mais possuem contas digitais: 74% dos empreendedores entrevistados com idade entre 25 e 34 anos possuem contas em fintechs contra 29% dos que têm mais de 65 anos. Apesar do grande número de adeptos nas contas digitais, elas ainda não são os serviços bancários mais utilizados pelos empreendedores.

O levantamento mostra que cartão de débito faz parte da rotina de 83% dos donos de pequenos negócios, sendo o serviço financeiro mais utilizado, seguido pelo cartão de crédito (76%). Ainda segundo o Sebrae, conta corrente em banco tradicional é usada por 75% dos empresários, poupança por 65% e cheque especial por apenas 21%, resultado bem inferior ao verificado na primeira edição da pesquisa, em 2015, que mostrava que 55% dos empreendedores usavam cheque especial.