José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br
Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br
IR 2010: cliente da Nossa Caixa não deve preencher o código do banco
Ontem, o BB havia informado que na hora de preencher a declaração, os clientes da Nossa Caixa deveriam informar o número 001
A Secretaria da Receita Federal informou nesta quarta-feira que os correntistas da Nossa Caixa – incorporada pelo BB (Banco do Brasil) no ano passado – devem deixar em branco o campo referente ao código da instituição financeira indicada para o recebimento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2010, ano-calendário 2009.
Ontem, o BB havia informado que na hora de preencher a declaração, os clientes da Nossa Caixa deveriam informar o número 001 (referente ao Banco do Brasil) e não mais o código 151 (da Nossa Caixa). Em nota, o BB disse que solicitou à Receita a exclusão da Nossa Caixa da lista de bancos para evitar problemas na transferência de valores por conta da fusão.
Ainda de acordo com o comunicado, os correntistas deveriam inserir o código do Banco do Brasil (001) e informar os mesmos números de agência e conta-corrente que possuem na Nossa Caixa. Contudo, a informação gerou confusão entre os contribuintes e o próprio Fisco reconheceu hoje que o programa do IR não estava aceitando esse procedimento.
De acordo com a Receita, os clientes da Nossa Caixa que tiverem direito à restituição ao IR 2010 devem ligar para o BB (4004-0001 nas capitais e 0800 729 0001 nas demais localidades) para agendar o depósito do crédito em conta-corrente ou poupança.