Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

Encontro discutirá uniformização da jurisprudência e fortalecimento da cultura de precedentes

Objetivo é estabelecer comunicação e cooperação entre tribunais e órgãos do Poder Judiciário

Na próxima segunda e terça-feira (9 e 10), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) sediará o VI Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados, que busca fortalecer a cultura de precedentes por meio da comunicação e da cooperação entre tribunais e órgãos do Poder Judiciário.

Organizado em conjunto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo TST, o encontro visa estimular o debate sobre a uniformização da jurisprudência brasileira, tema central para garantir a segurança jurídica e a previsibilidade das decisões judiciais. Em um país com a diversidade e a complexidade de casos como o Brasil, a padronização dos precedentes é fundamental para assegurar a coerência nas decisões.

Presidente do STF fará palestra de abertura

Durante o evento, representantes da magistratura, da advocacia e academia e especialistas discutirão a criação, a manutenção e a aplicação de precedentes no sistema jurídico brasileiro. A palestra de abertura será do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e os painéis interativos e mesas-redondas abordarão temas como o sistema de precedentes no STF, a jurisdição constitucional, a relevância da questão federal e as práticas colaborativas para a eficiência da Justiça.

O encontro também será um espaço para compartilhar inovações e boas práticas na aplicação de precedentes, com destaque para os impactos dessas decisões na vida das pessoas. A troca de experiências promete enriquecer o debate e contribuir para o aprimoramento das práticas judiciais.

Credenciamento de Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Encontro de Precedentes 2024 devem fazer o credenciamento até 8 de setembro por meio deste formulário.