Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

Dia do Contador: 7 áreas para quem quer trabalhar com contabilidade

Desde auditoria e controladoria a compliance, cada cargo exige diferentes habilidades, que devem incluir capacidade de adaptação às tecnologias e regulamentações do mercado

Autor: Fabiano AzevedoFonte: Omie

Setembro de 2024 - Trabalhar com contabilidade oferece diversas oportunidades em áreas que vão muito além do tradicional e provam que a profissão, que está em alta, se torna cada vez mais essencial. Um cenário de mudanças, como as exigidas pela Reforma Tributária, por exemplo, pede profissionais preparados. Com isso, em homenagem ao Dia do Contador, comemorado no próximo dia 22 de setembro, conheça alguns setores e a importância de cada um para quem deseja trabalhar nesse mercado.

“Para seguir carreira na contabilidade, é fundamental se adaptar às regulamentações do setor, às novas tecnologias e se dedicar a estratégias de diferenciação, inclusive consultivas. Essas movimentações do mercado não colocam em risco o sucesso na profissão, mas redefinem seu papel, aumentando a percepção de valor dos clientes e criando oportunidades de se concentrar em tarefas mais estratégicas para o próprio negócio e dos clientes”, recomenda Fabiano Azevedo, contador e parceiro da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

Contador consultivo

Por muito tempo, o contador era visto apenas como o responsável por manter os registros financeiros em ordem e cumprir as obrigações fiscais. Embora isso ainda seja essencial, o papel está mudando. Hoje, para se destacar em um mercado competitivo, é preciso ter uma visão mais ampla do negócio e uma mentalidade empreendedora, focado em otimizar recursos e diversificar os serviços que geram ainda mais valor para o cliente. Além disso, é necessário ser estratégico e consultivo ajudando os clientes a entender suas finanças, planejar o futuro e alcançar metas financeiras.

Auditor Contábil

O auditor contábil tem o papel de revisar e avaliar as demonstrações financeiras e os processos internos de uma companhia para que as informações financeiras sejam precisas e em conformidade às normas contábeis e leis fiscais. A demanda por esse tipo de profissional é crescente, visto que as empresas precisam seguir políticas de governança corporativa e zelar pela transparência em suas contas.

Consultor Tributário

O consultor tributário orienta as empresas sobre questões fiscais e tributárias e auxilia na otimização do pagamento de impostos e no cumprimento das leis. Está à frente de garantir que a organização esteja em conformidade com as legislações, além de identificar oportunidades de economia tributária.

Controller

Profissional responsável pelo controle e planejamento financeiro de uma empresa. O controller atua diretamente na definição de estratégias de gestão e controle de custos e

garante saúde financeira da organização. Para trabalhar nesta área, é necessário ter uma base sólida em contabilidade, finanças e administração.

Analista Contábil

Realiza lançamentos e monitora os dados financeiros de uma empresa, como receitas, despesas e impostos. O Analista Contábil também auxilia na elaboração de relatórios financeiros e no fechamento contábil, sendo essencial para o bom funcionamento da rotina financeira da organização.

Especialista em Controladoria

Esse profissional gerencia as atividades de controladoria dentro das empresas e atua como um elo entre a contabilidade e a alta gestão. O Especialista em Controladoria cuida de análises financeiras mais aprofundadas e da criação de relatórios gerenciais para apoiar decisões estratégicas.

Gestor de Compliance

Trabalha com a garantia de que as empresas estejam cumprindo todas as normas e regulamentos aplicáveis ao seu setor, incluindo as práticas contábeis. Este profissional é especialmente importante em setores altamente regulados, como o financeiro, já que ajuda a evitar riscos legais e financeiros.

Sobre a Omie

Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de destravar o crescimento de todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de PMEs, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 24 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 150 mil clientes, aproximadamente 1500 colaboradores e mais de 150 unidades de franquias no país.