Rua da Pátria, 569 Jaquirana/RS

  • (54) 3253-1096
  • (54) 99974-3340

José Claudio Pereira
CRC/RS 46.949
joseclaudio@dataconcontabilidade.cnt.br

Eonara do Carmo Cesa Paim
CRC/RS 56.102
narapaim@dataconcontabilidade.cnt.br

Aprenda como acessar e navegar pelo Meu INSS

Plataforma de atendimento está disponível nos formatos aplicativo ou portal web

O “Meu INSS” é o canal digital de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio da plataforma, é possível requerer benefícios e consultar o andamento dos pedidos, emitir extrato de tempo de contribuição, obter certidões e simular a aposentadoria, entre outros serviços. A plataforma está disponível nas versões portal web ou aplicativo para dispositivos móveis (smartphones ou tablets).

Para utilizar a plataforma em dispositivos móveis, o cidadão deve baixar o aplicativo nas lojas Google Play Store ou Apple App Store e depois fazer a instalação. O acesso ao “Meu INSS” é feito com os dados de login da plataforma “gov”, mas alguns serviços estão disponíveis sem a necessidade de informação de senha pessoal, a exemplo da inscrição de contribuintes, consulta ao calendário de pagamento de benefícios, localização de endereços das Agências da Previdência Social e emissão de guia de pagamento da contribuição previdenciária, entre outros.

Quem preferir utilizar o formato portal web deve digitar o endereço https://www.meu.inss.gov.br/ no navegador de internet. Da mesma forma que no aplicativo, na página inicial são oferecidos os serviços que não exigem informação de senha pessoal. O acesso identificado também será feito com os dados de login da plataforma "gov”. A navegação no “Meu INSS” é prática e intuitiva, mas, caso o cidadão tenha alguma dificuldade, pode contar com o auxílio da assistente virtual “Helô”, disponível no portal e também no aplicativo.

Clicando em “novo pedido”, o cidadão pode fazer novas solicitações escolhendo o serviço desejado entre as opções disponíveis. Para saber o andamento dos requerimentos já realizados, é preciso clicar no ícone “consultar pedidos”. A plataforma também possibilita alterar a tela para modo claro ou escuro, a depender da preferência do usuário. No portal, também é possível aumentar ou reduzir o tamanho das letras. A ferramenta também tem um espaço para notificações, identificado com o ícone de um sino, em que o cidadão encontra mensagens do INSS informando sobre a conclusão dos pedidos ou convocação para envio de documentos adicionais.

O “Meu INSS” também traz orientações para a recuperação do acesso, caso o usuário não lembre os dados de login. Para garantir a segurança das próprias informações, é importante que o cidadão não forneça documentos ou senhas pessoais a terceiros. Em caso de dúvidas e dificuldades, o recomendado é buscar ajuda em uma Agência da Previdência Social ou ligar para o número 135.